"Tudo, afinal, são formas..."


Não existe beleza, nem feiura, existe apenas a maneira como cada olhar percebe as coisas no mundo. O que estamos acostumados e o que não estamos acostumados a ver. 

Temos a mania de nos prendermos ás normas criadas por nós, normas estas quando obsoletas são automaticamente também desfeitas por nós. Os conceitos nos prendem e os preconceitos nos vicia.

Já dizia o sabido Buda: "Somos reflexo do que pensamos". E na maioria das vezes o que pensamos não praticamos. Também praticamos sem pensar. Como bem dizia o Carl Jung: "Tudo depende da forma como olhamos as coisas no mundo, e não de como elas são em si mesmas". 

Os conceitos sempre tomam o lugar daquilo que verdadeiramente é. Se à "algo" não é atribuído um conceito, esse "algo" torna-se um "nada". Embora não saibamos a verdade absoluta sobre nada, isso pode ser contestável porque até o "nada" pode ser alguma coisa. Essa "coisa" não poder ser conceituada como "belo" ou "feio", mas os conceitos o fazem ser assim, pelo simples fato dos olhares não estarem acostumados a verem como realmente as "coisas" são. 

O mais engraçado é que mal sabemos o que verdadeiramente somos, porque o que somos não cabe em um único conceito, nem em múltiplos conceitos. Tudo isso é muito complexo, mas pode também ser muito simples, isso vai depender da maneira como nos colocamos no mundo. Vivemos no mundo, fazemos o mundo e ao mesmo tempo somos parte do mundo, ou o próprio mundo em si. 

Mario Quintana já dizia: "O Belo e o Feio, o Bom e o Mau, a Dor e o Prazer... tudo, afinal, são formas e não degraus do Ser!"

Comentários

  1. bom post, a beleza e a feiura são apenas pontos de vista

    ResponderExcluir
  2. eu acho que uma frase dá pra resumir tudo

    "Somos reflexo do que pensamos"

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Acho que saímos do lixo ao luxo da vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Seja sincero(a)!

♥ Criticas (construtivas) , sugestoes , elogios são bem vindos.

♥ Por favor, sem palavrões ou ofensas.

♥ Comentários bem elaborados serão retribuídos.

♥ Comentários com spam serão automaticamente removidos.

bjs/abraço, volte sempre!

Postagens mais visitadas